• cantinhoananda

1º Chakra Básico – Mundo Físico e Material

Atualizado: 13 de Jul de 2019










Nome em Sânscrito: Muladhara

Localização: Base da coluna vertebral

Cor de ressonância vibratória: vermelho e preto

Corpo Áurico: Físico e Etérico

Glândulas: Gônadas

Elemento: Terra

Nota Musical:

Mantra: Lam

Nº de pétalas: 4

Órgãos: ossos, dentes, coluna vertebral, rins, intestino grosso, ânus e reto.




Também conhecido como chakra Raiz. Significa estrutura da base e fecundação. Este chakra gira em direção ao chão, para baixo, para o centro da Terra. É o chakra que te liga à Terra, te enraíza nela, dá noção e instinto de sobrevivência, o desejo de viver no mundo físico e te conecta com o mundo material. Ele atua sobre todo o corpo físico, dá vigor, entusiasmo, força e resistência ao organismo, além de fornecer calor ao sangue. Sendo a morada de Kundalini, proporciona ao ser a energia sexual. Te faz ter a percepção de que trabalho, dinheiro, roupas, sono, comida são necessários para a sobrevivência. É uma energia criadora, que te dá impulso para concretizar seus desejos.


Quando em equilíbrio

A pessoa possui realização, tem uma visão realista, consegue concretizar os planos feitos anteriormente, bem como seus ideais e desejos; tem o instinto de agir, coragem, agressividade controlada, capacidade de sentir prazer e lutar pela vida. Consegue confiar mais nas pessoas e não depender delas. Leva a vida com vigor e motivação, tem a capacidade de tomar decisões por conseguir enxergar a realidade e coragem para superar os desafios.


Quando em desequilíbrio

Pode ocasionar problemas com falta de aterramento, estabilidade, realização e praticidade; podem se iludir por não viver no “mundo real”, a pessoa não consegue fazer o que precisa, faz e faz errado, segundo seus conceitos, ou não gosta do que faz; ela se sente amarrada para realizar algo. Pode ter insônia, apatia, desmotivação para viver. Pode se sentir medrosa e nervosa quando o chakra gira lentamente ou ter muito materialismo, egocentrismo e ganância se o chakra gira muito rápido. É preciso tomar cuidado com anemia, leucemia (falta de ferro), problemas de circulação, pressão baixa, insuficiência renal, excesso de peso, pouca tonicidade muscular, fadiga, osteoporose, diarreia, apendicite, problemas na coluna e dores lombares. Além dos problemas psicológicos: dependência de alguém, agressão excessiva, medo da morte, incapacidade de planejamento (como do tempo), pacifismo extremo se pouco energizado ou impaciência se muito energizado.


Para equilibrá-lo

1. Contato com a natureza – pise descalço na terra ou areia, tome um banho de mar;

2. Exercício físico – não precisa ir na academia se não gosta, você pode também dançar, correr ao ar livre ou mesmo caminhar, andar de bicicleta, o que desejar. Abaixo um exemplo retirado do livro Mãos de Luz de Barbara Brennan:



No exemplo abaixo você deve flexionar a espinha para a frente, na área pélvica, com a inspiração, e para trás com a expiração. Pode usar o mantra em cada respiração.



3. Coma alimentos da cor vermelha– coma beterraba, morango, amora, tomate, pimentão vermelho e outros;

4. Abuse da cor vermelha– use roupas da cor vermelha, pinte as unhas, use utensílios como colares, anéis, gravatas desta cor;

5. Cromoterapia – aplique luz vermelha em cima deste chakra (ver localização aqui). Importante ressaltar que a cor vermelha sobe a pressão cardíaca. Se você tem sintomas de alta pressão, então substitua o vermelho pelo laranja;

6. Reiki e outras terapias complementares.


Espero que este texto tenha te ajudado de alguma forma. Se gostou, compartilhe nas redes socias ou deixe um comentário.


Gratidão.

Rafaela Cristina Gomes Segarra

Terapeuta Complementar

Whats. (11)94961.0123

cantinhoananda@gmail.com

Gostei. Quero agendar uma sessão.

110 visualizações
 

(11) 94961-0123

R. Itapeva, 202 - sala 62 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01333-000, Brazil

  • Facebook
  • Instagram