• Rafaela Segarra

2ª Chakra: Esplênico – Reprodução

Atualizado: Jun 25










Nome em Sânscrito: Swadistana

Localização: Região do baço, à esquerda do umbigo

Cor de ressonância vibratória: Laranja

Corpo Áurico: Emocional

Glândulas: Pâncreas

Elemento: Água

Nota Musical:

Mantra: Vam

Nº de pétalas: 6

Governa: sistema reprodutor (ovários, testículos, próstata)



Significa Lugar-Morada do Ser ou o Fundamento de si próprio. É o chakra da vitalidade, saúde, energia, sexualidade, bem-estar físico e moral. É onde se encontram os medos, ilusões negativas e fantasmas da sexualidade e da relação com o outro do sexo oposto. Este chakra no nível astral, possibilita fazer viagens astrais. No nível etérico, o esplênico vitaliza o corpo físico, dá energia para a circulação sanguínea, sendo também responsável pela produção dos glóbulos vermelhos e brancos, além de possibilitar recordações das viagens astrais, como as do sonho, ainda que parcialmente. Influencia o prazer sexual, o prazer de conversar com amigos e todos os demais prazeres da vida e relações afetivas, ajuda a ver as coisas boas da vida, alegria, arte, música. Ajuda a amar a vida, tornando-a mais prazerosa, dá motivação para viver, ser quem você é e não o que esperam que você seja. Não é à toa que a cor que energiza este chakra é o laranja, que é dita como a cor da alegria e do magnetismo pessoal.


É o distribuidor da energia prânica. O excesso de Energia Prânica não utilizada pelo organismo é expelido pelos poros, formando em volta do corpo físico um Aura de saúde. As partículas expulsas saem em linha reta pelos poros, criando em torno do corpo uma proteção contra a invasão de germes mórbidos, geradores de enfermidades. Quando em contato com algum ambiente mais pesado, a Aura da Saúde protege a pessoa, impedindo, ao mesmo tempo, que a nossa vitalidade seja sugada por alguém muito carente de energia. Ao cruzar as pernas ou os braços, ou ambos, também ajuda a “fechar o corpo” contra qualquer espécie de vampirismo, consciente ou não. Se você sente que está em um ambiente mais pesado como bares, hospitais, necrotérios, pode adotar isto para se proteger.


Com o despertar do Chakra Esplênico, o homem poderá ter saúde plena porque beberá do Prana.


Quando em equilíbrio

Todos estes aspectos são influenciados positivamente. Promove mais energia vital, facilitando a cura de si mesmo, bom funcionamento de todo o organismo, controla pressão arterial, boa circulação sanguínea, a pessoa tem mais facilidade na socialização. Promove também a abertura para a sexualidade e intimidade. O alinhamento deste chakra é importantíssimo para uma vida mais longa, saudável e alegre, pois é por meio dele que flui a energia para todo o organismo, nos dando mais disposição e proteção energética.


Quando em desequilíbrio


Como o elemento deste chakra é a água, pode afetar os fluidos do corpo como urina, laringe, saliva, bílis, linfa, afetando órgãos como rins, bexiga, glândulas salivares e linfáticas. A água também é um elemento que tem relação com a emoção, podendo ocasionar problemas com as pessoas com quem vivemos ou relacionamos. A escassez de energia neste chakra pode deixar a pessoa racional em excesso e a abundância desta energia pode deixar a pessoa bastante emotiva e/ou comportamento sexual exageradamente ativo. Bloqueios no centro sexual resultam em sintomas mentais como mania de limpeza, incompreensão, mente centrada na razão, sonolência, isolamento social e falta de apetite sexual, frigidez, impotência. Pode ocasionar problemas na próstata, cistos, miomas no ovários, ovários policísticos, deseqilíbrio hormonais, intestino preso. É possível também que a pessoa fique com medo da aproximação física com o outro ou aversão pelo corpo, pode achar o sexo algo sujo, instinto de animal. A pessoa pode ficar sem alegria de viver, ter tendencia a acreditar que tudo é difícil, teimosia, ter histeria, choros e risos incontroláveis e fora de hora. Como é responsável pela produção dos glóbulos, pode também desenvolver anemia e leucemia.


Para equilibrá-lo