• cantinhoananda

3º Chakra: Umbilical – Poder Pessoal

Atualizado: 22 de Jul de 2019









Nome em Sânscrito: Manipura

Localização: umbigo

Cor de ressonância vibratória: amarelo

Corpo Áurico: Mental

Glândulas: Suprarrenais

Elemento: Fogo (combustão)

Nota Musical: Mi

Mantra: Ram

Nº de pétalas: 10

Governa: estômago, baço, fígado, vesícula biliar, intestino delgado, sistema nervoso





Relacionado com o Plexo Solar, um pouco mais acima do umbigo. Representado pelo elemento fogo, da combustão, digestão. É o chakra da energia pessoal, da confiança em si mesmo, da determinação, das escolhas corretas, do poder pessoal que se sabe possuir. Está relacionado aos sentimentos e emoções. Além disto, este chakra te faz sentir a energia do meio em que está e das pessoas ao seu redor. Sabe quando chega em algum lugar e não se sente bem? Ou quando chega perto de alguma pessoa que te deixa cansada? É o principal centro de força afetado pela inveja, mau agouro e rivalidades.


Algumas pessoas costumam tampar o umbigo para não pegarem energia negativa. Importante lembrar que estamos sempre trocando energia em qualquer lugar em que estivermos. Ao tampar, barra também a entrada de energia positiva e um aprendizado que poderia extrair do ambiente em que se encontra e das pessoas próximas.


Com o despertar do Chakra Umbilical sentirá todas as influências vibratórias do meio em que está.


Em equilíbrio


Conseguimos defender nosso ponto de vista sem agressividade, adquirimos autoconhecimento e ajuda para não julgar a si e aos outros, irradiamos calor humano e alegria por onde passamos. A pessoa é positiva, alto astral, alegre, tem autoestima.


Consegue também lidar com as adversidades do cotidiano, tendo proteção contra energias negativas. Quando em equilíbrio, ativa a faculdade de sentir as influências mais sutis, percebendo as vibrações boas ou más do ambiente em que a pessoa se encontra, assim como as demais pessoas próximas. Sem que haja uma explicação racional plausível, sem se saber a razão, apenas sentem as coisas internamente.


Em desequilíbrio


Ocasiona desmotivação, falta de confiança, insegurança, insônia, sem força de vontade para nada, apresenta baixa estima, falta de autocontrole, depressão, ansiedade, vícios, co-dependência, preocupações demasiadas, indecisão, preconceitos, negligencias e mentiras. Pode ocasionar falta de impulso para iniciar as ações necessárias em nossas vidas.


É o chakra que liga ao mental, a pessoa pode se sentir inferior aos demais ou ter um sentimento de superioridade, dá vazão para a crítica demais quando em desarmonia com o Universo. Como este chakra está relacionado com o elemento fogo, da combustão, digestão, quando em desequilíbrio, pode ocasionar má-digestão, problemas no estômago, como gastrites e úlceras, gases, náusea, diabetes, hipoglicemia, artrite, asma e outros problemas respiratórios, além de dores nos nervos, fibromialgia, problemas nos rins e fígado. Seu mau funcionamento também afeta nossa capacidade de ganhar ou perder peso de forma natural.


Para equilibrá-lo


1. Exercício físico - O que você gosta de fazer? Caminhar? Dançar? Nadar? Andar de bike? Pilates? Yoga? Artes Marciais? Escolha algum ou alguns exercícios e faça com frequência. Vai ajudar muito a te energizar.

Há uma prática de yoga que chama Saudação ao Sol. Ela é ótima para energizar este chakra. Faça de preferência com o nascer ou com o pôr do sol. Seguem abaixo os movimentos, importante fazê-los alinhada com a respiração.



Abaixo estão dois ótimos exemplos de exercícios que você pode fazer em casa mesmo. As imagens foram retiradas do livro Mãos de Luz de Barbara Brennan:



2. Tome sol – de preferência em horário que o sol não esteja muito forte.

3. Estimule a criatividade – pode ser por meio de pinturas, desenhos, fotografia. Você pode comprar aquelas revistas de pintar ou ir em algum lugar simplesmente para tirar fotografias. Já pensou nisso?

4. Saia da rotina – marque um encontro com alguém que goste muito, com alguém da família, amigos, converse bastante, interaja, sorria. Ou, marque um encontro com você, vá ao cinema, a um teatro, a um show sozinho e curta o momento. Nada de deprê, agradeça o momento que deu a você mesma(o). Faça um curso por hobbie, algum bem alegre.

5. Pratique a auto-confiança – Lidere algo: um jantar na sua casa, fale sobre um assunto de que conhece bem, dê sugestões, dê iniciativas, dê um passo adiante. Este exercício não vai cair no seu colo, você precisa dar a iniciativa e realizar. Coragem!!!

6. Tenha mais contato com a cor amarela – use roupas amarelas, coma alimentos amarelos, use pedras amarelas na altura deste chakra ou deite com uma pedra amarela (topázio amarelo, citrino, âmbar, turmalina amarela, quartzo rutilado dourado, pérola, jaspe, olho de tigre, malaquita e a rodocrosita) em cima do umbigo, use decoração amarela em sua casa.

7. Faça frases afirmativas de poder:

“Eu posso. Acredito em mim.”

“Eu sou abundância, poder e satisfação pessoal.”

“Eu mereço ser amado e respeitado por todos ao meu redor.”

“Eu sou pleno. Eu me amo e me aceito.”

“Eu me respeito e respeito aos outros.”

8. Veja o lado positivo – Tudo tem dois lados. Qual você escolhe ver? Não leve tudo muito a sério – isso é chato. Encare tudo com bom humor. Se policie para ver o lado positivo das coisas.

9. Faça Terapia Complementar – Reiki, Cromoterapia, etc.


Espero que este texto tenha te ajudado de alguma forma. Se gostou, compartilhe nas redes socias ou deixe um comentário.


Gratidão.


Rafaela Cristina Gomes Segarra

Terapeuta Complementar

Whats. (11)94961.0123

cantinhoananda@gmail.com


165 visualizações
 

(11) 94961-0123

R. Itapeva, 202 - sala 62 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01333-000, Brazil

  • Facebook
  • Instagram