• Rafaela Segarra

3º Chakra: Umbilical – Poder Pessoal

Atualizado: Jun 23









Nome em Sânscrito: Manipura

Localização: umbigo

Cor de ressonância vibratória: amarelo

Corpo Áurico: Mental

Glândulas: Suprarrenais

Elemento: Fogo (combustão)

Nota Musical: Mi

Mantra: Ram

Nº de pétalas: 10

Governa: estômago, baço, fígado, vesícula biliar, intestino delgado, sistema nervoso





Relacionado com o Plexo Solar, um pouco mais acima do umbigo. Representado pelo elemento fogo, da combustão, digestão. É o chakra da energia pessoal, da confiança em si mesmo, da determinação, das escolhas corretas, do poder pessoal que se sabe possuir. Está relacionado aos sentimentos e emoções. Além disto, este chakra te faz sentir a energia do meio em que está e das pessoas ao seu redor. Sabe quando chega em algum lugar e não se sente bem? Ou quando chega perto de alguma pessoa que te deixa cansada? É o principal centro de força afetado pela inveja, mau agouro e rivalidades.


Algumas pessoas costumam tampar o umbigo para não pegarem energia negativa. Importante lembrar que estamos sempre trocando energia em qualquer lugar em que estivermos. Ao tampar, barra também a entrada de energia positiva e um aprendizado que poderia extrair do ambiente em que se encontra e das pessoas próximas.


Com o despertar do Chakra Umbilical sentirá todas as influências vibratórias do meio em que está.


Em equilíbrio


Conseguimos defender nosso ponto de vista sem agressividade, adquirimos autoconhecimento e ajuda para não julgar a si e aos outros, irradiamos calor humano e alegria por onde passamos. A pessoa é positiva, alto astral, alegre, tem autoestima.


Consegue também lidar com as adversidades do cotidiano, tendo proteção contra energias negativas. Quando em equilíbrio, ativa a faculdade de sentir as influências mais sutis, percebendo as vibrações boas ou más do ambiente em que a pessoa se encontra, assim como as demais pessoas próximas. Sem que haja uma explicação racional plausível, sem se saber a razão, apenas sentem as coisas internamente.


Em desequilíbrio


Ocasiona desmotivação, falta de confiança, insegurança, insônia, sem força de vontade para nada, apresenta baixa estima, falta de autocontrole, depressão, ansiedade, vícios, co-dependência, preocupações demasiadas, indecisão, preconceitos, negligencias e mentiras, formações de cordões energéticos negativos. Pode ocasionar falta de impulso para iniciar as ações necessárias em nossas vidas.


É o chakra que liga ao mental, a pessoa pode se sentir inferior aos demais ou ter um sentimento de superioridade, dá vazão para a crítica demais quando em desarmonia com o Universo. Como este chakra está relacionado com o elemento fogo, da combustão, digestão, quando em desequilíbrio, pode ocasionar má-digestão, problemas no estômago, como gastrites e úlceras, gases, náusea, diabetes, hipoglicemia, artrite, asma e outros problemas respiratórios, além de dores nos nervos, fibromialgia, problemas nos rins e fígado. Seu mau funcionamento também afeta nossa capacidade de ganhar ou perder peso de forma natural.