• cantinhoananda

4 º Chakra: Cardíaco – Capacidade de amar

Atualizado: 29 de Jul de 2019









Nome em Sânscrito: Anahata

Localização: coração

Cor de ressonância vibratória: Verde (coração) ou rosa (timo)

Corpo Áurico: Astral

Glândulas: Timo

Elemento: Ar

Nota Musical:

Mantra: Yam

Nº de pétalas: 12

Governa: coração, pulmão, braço, sangue, sistema circulatório e imunológico




Como o próprio nome indica, fica localizado na região do coração. É o chakra do amor universal, não me refiro a paixões e estes sentimentos mais avassaladores que estão relacionados com o 2º chakra (ver aqui), refiro-me ao amor incondicional, puro, um sentimento mais elevado, mais sutilizado, o Amor desinteressado, a Fraternidade, a Simpatia pelas dores e alegrias dos outros, o Altruísmo, o Sacrifício.


Este Chakra está profundamente relacionado com o Amor, pois é nele que se opera um trabalho alquímico onde a Energia Sexual, que sobe como Kundalini, une-se com o Amor Divino, que desce como Fohat, tornando este centro a sede de Kundalini no final da sua gloriosa ascensão. É o chakra do meio, cuja uma de suas funções é interligar os 3 principais chakras abaixo, mais ligados ao plano terreno e 3 principais acima, mais ligados aos planos espirituais.


Está ligado à glândula timo, cuja função é controlar e manter funcionando o sistema imunológico e a produção de anticorpos para nosso organismo, fica localizado bem ao centro do peito. Por isto, quando a emoção está em alta sentimos aquele aperto no peito ou aquela falta de ar. Permite ao homem, em sua consciência física, sentir as alegrias e tristezas dos seus semelhantes, inclusive o de atrair para si, por amor, os sofrimentos de outrem. Esta glândula é muito desenvolvida nas crianças, mas vai se atrofiando à medida que chega à puberdade. Daí o sentido das palavras de Jesus, o Cristo, quando disse “deixai vir a Mim as criancinhas”, o que significa que só os puros de coração se aproximam do estado Crístico.


Este Centro estimula a atividade mental pela sua influência sobre o cérebro. O Chakra Cardíaco recebe o raio de cor amarela provinda do Chakra Umbilical. Esta energia amarela ouro, após passar pelo Cardíaco, dirige-se ao cérebro e ao Chakra Coronal.


Com o despertar do Chakra Cardíaco, o homem terá a faculdade de sentir em si toda a dor, alegria e tristeza do seu semelhante, participando amorosamente de seus infortúnios e fortúnios. Através da Meditação, encontrará nesse Santo Lugar o seu Mestre Interno a quem passará a ouvir sempre.


Quando em equilíbrio


Conseguimos ver a beleza e o amor nas pessoas e funções que exercemos, temos mais equilíbrio das emoções, gera amor incondicional, bondade, capacidade de perdoar, altruísmo, compaixão, confiança, esperança. O sistema imunológico fica mais forte e ativo. Há uma harmonia na vida material e espiritual. Adquirimos uma respiração melhor e, com o tempo, desenvolvemos ações compassivas, ajudando na harmonia dos relacionamentos.


Quando em desequilíbrio


Pode gerar sentimentos de egoísmo, ressentimentos, incapacidade de amar (não estou falando de paixões) e se relacionar, podendo ocasionar isolamento. Estresse, depressão, desilusão, sentimentos de pânico e de perda, pressão alta, problemas cardíacos, arritmia, no sistema circulatório e respiratórios também podem ser manifestados. É possível apresentar pressão e colesterol alto. Possível dar início ao desenvolvimento de câncer de mama em mulheres.


Para equilibrá-lo


1. Interaja com as pessoas - permita-se doar e receber, sinta a alegria;

2. Abuse da cor verde e da rosa - coma mais alimentos destas cores; vista uma roupa e utensílios, como um colar, pulseira;

3. Se coloque no lugar do outro: pratique o perdão, pratique hoponopono. Cada pessoa tem o seu tempo para evoluir e precisamos respeitar;

4. Abaixo estão dois ótimos exemplos de exercícios que vão ajudar a energizar este chakra. As imagens foram retiradas do livro Mãos de Luz de Barbara Brennan:



5. Coloque na altura do coração uma pedra da cor rosa ou verde, como o quartzo rosa, quarto verde ou outras pedras destas cores. Adoro a turmalina melancia que já possui estas duas cores na mesma pedra. Veja abaixo.



Mentalize por 15 minutos no seu coração a cor verde e, no centro do seu peito, a cor rosa, ambas girando em sentido horário. Vai ajudá-lo a perdoar, amar e diminuir a carência emocional, te colocando em equilíbrio;

6. Terapia Complementar – Reiki, Cromoterapia, etc. Vai ajudar e muito. Acredite!


Espero que este texto tenha te ajudado de alguma forma. Se gostou, compartilhe nas redes socias ou deixe um comentário.


Gratidão.


Rafaela Cristina Gomes Segarra

Terapeuta Complementar

Whats. (11)94961.0123

cantinhoananda@gmail.com


105 visualizações
 

(11) 94961-0123

R. Itapeva, 202 - sala 62 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01333-000, Brazil

  • Facebook
  • Instagram