• cantinhoananda

4 º Chakra: Cardíaco – Capacidade de amar

Atualizado: Jun 23









Nome em Sânscrito: Anahata

Localização: coração

Cor de ressonância vibratória: Verde (coração) ou rosa (timo)

Corpo Áurico: Astral

Glândulas: Timo

Elemento: Ar

Nota Musical:

Mantra: Yam

Nº de pétalas: 12

Governa: coração, pulmão, braço, sangue, sistema circulatório e imunológico




Como o próprio nome indica, fica localizado na região do coração. É o chakra do amor universal, não me refiro a paixões e estes sentimentos mais avassaladores que estão relacionados com o 2º chakra (ver aqui), refiro-me ao amor incondicional, puro, um sentimento mais elevado, mais sutilizado, o Amor desinteressado, a Fraternidade, a Simpatia pelas dores e alegrias dos outros, o Altruísmo, o Sacrifício.


Este Chakra está profundamente relacionado com o Amor, pois é nele que se opera um trabalho alquímico onde a Energia Sexual, que sobe como Kundalini, une-se com o Amor Divino, que desce como Fohat, tornando este centro a sede de Kundalini no final da sua ascensão. É o chakra do meio, cuja uma de suas funções é interligar os 3 principais chakras abaixo, mais ligados ao plano terreno e 3 principais acima, mais ligados aos planos espirituais.


Está ligado à glândula timo, cuja função é controlar e manter funcionando o sistema imunológico e a produção de anticorpos para nosso organismo, fica localizado bem ao centro do peito. Por isto, quando a emoção está em alta sentimos aquele aperto no peito ou aquela falta de ar. Permite ao homem, em sua consciência física, sentir as alegrias e tristezas dos seus semelhantes, inclusive o de atrair para si, por amor, os sofrimentos de outrem. Esta glândula é muito desenvolvida nas crianças, mas vai se atrofiando à medida que chega à puberdade. Daí o sentido das palavras de Jesus, o Cristo, quando disse “deixai vir a Mim as criancinhas”, o que significa que só os puros de coração se aproximam do estado Crístico.


Este Centro estimula a atividade mental pela sua influência sobre o cérebro. O Chakra Cardíaco recebe o raio de cor amarela provinda do Chakra Umbilical. Esta energia amarela ouro, após passar pelo Cardíaco, dirige-se ao cérebro e ao Chakra Coronal.


Com o despertar do Chakra Cardíaco, o homem terá a faculdade de sentir em si toda a dor, alegria e tristeza do seu semelhante, participando amorosamente de seus infortúnios e fortúnios. Através da Meditação, encontrará nesse Santo Lugar o seu Mestre Interno a quem passará a ouvir sempre.


Quando em equilíbrio


Conseguimos ver a beleza e o amor nas pessoas e funções que exercemos, temos mais equilíbrio das emoções, gera amor incondicional, bondade, capacidade de perdoar, altruísmo, compaixão, confiança, esperança. O sistema imunológico fica mais forte e ativo. Há uma harmonia na vida material e espiritual. Adquirimos uma respiração melhor e, com o tempo, desenvolvemos ações compassivas, ajudando na harmonia dos relacionamentos. Vemos o amor, que temos dentro de nós, no outro.


Quando em desequilíbrio


Pode gerar sentimentos de egoísmo, ressentimentos, incapacidade de amar (não estou falando de paixões) e se relacionar, podendo ocasionar isolamento. Pensa somente em o quanto é infeliz. Estresse, depressão, desilusão, sentimentos de pânico e de perda, pressão alta ou baixa, problemas cardíacos, arritmia, no sistema circulatório e respiratórios também podem ser manifestados. É possível atambém aparecer a fibromialgia, angina, dor no peito, pois isto é o timo falando que a pessoa está longe de sua alma, da sua essência, do seu dharma, do seu destino. Possível dar início ao desenvolvimento de câncer de mama em mulheres, de bronquites, asmas, tudo que afeta a parte respiratória e o pulmão. A respiração metafisiciamente simboliza a troca com o meio.


Para equilibrá-lo


1. Interaja com as pessoas - permita-se doar e receber, sinta a alegria;

2. Abuse da cor verde e da rosa - coma mais alimentos destas cores; vista uma roupa e utensílios, como um colar, pulseira;

3. Se coloque no lugar do outro: pratique o perdão, pratique hoponopono. Cada pessoa tem o seu tempo para evoluir e precisamos respeitar;

4. Abaixo estão dois ótimos exemplos de exercícios que vão ajudar a energizar este chakra. As imagens foram retiradas do livro Mãos de Luz de Barbara Brennan:



5. Coloque na altura do coração uma pedra da cor rosa ou verde, como o quartzo rosa, quarto verde, amazonita, crisopazio, epidoto, jade verde, jaspe verde, turmalina verde, crisocola. Adoro a turmalina melancia que já possui estas duas cores na mesma pedra. Veja abaixo.



Mentalize por 15 minutos no seu coração a cor verde e, no centro do seu peito, a cor rosa, ambas girando em sentido horário. Vai ajudá-lo a perdoar, amar e diminuir a carência emocional, te colocando em equilíbrio;

6. Terapia Complementar – Reiki, Cromoterapia, etc. Vai ajudar e muito. Acredite!


Espero que este texto tenha te ajudado de alguma forma. Se gostou, compartilhe nas redes socias ou deixe um comentário.


Gratidão.


Rafaela Cristina Gomes Segarra

Terapeuta Complementar

Whats. (11)94961.0123

cantinhoananda@gmail.com


435 visualizações0 comentário