• Rafaela Segarra

5º Chakra: Laríngeo – Comunicação e Criatividade

Atualizado: Jun 23









Nome em Sânscrito: Vishuddha

Localização: Garganta

Cor de ressonância vibratória: azul claro

Corpo Áurico: etérico-padrão

Glândulas: Tireóide

Elemento: Éter1

Nota Musical: Sol

Mantra: Ham

Nº de pétalas: 16

Governa: aparelho brônquio e vocal (garganta, amigdala, laringe, boca, brônquios), canal alimentar, nariz, ouvidos, pescoço, pulmões, ombros.




Está relacionado com a expressão verbal e com a criatividade no sentido de saber comunicar com o outro, com o seu interior e com o Universo. Você sabe quem é você? É o primeiro chakra que está ligado ao mundo espiritual. É a verdade da sua alma. Este chakra abre e fecha portas em nossas vidas.


A força e a elasticidade das cordas vocais, num cantor ou num orador, devem-se à atividade deste Centro nessa região. Promove, quando ativo, a esperança e a generosidade. É o ouvido que os grandes gênios da música empregam para ouvir os sons divinos das suas criações. Os profetas também ouvem com esse dom a Voz do Cosmos.


Com o despertar do Chakra Laríngeo, terá o direito de ouvir a Voz do Silêncio. Poderá manter contato com as Hierarquias Superiores ao homem comum. A clariaudiência será mais um sentido adquirido.


Quando bem equilibrado


Nos comunicamos e somos compreendidos facilmente. Sabe falar sem ferir. Comunicamos com o mundo e com todos o que é verdade para nós. Comunicação esta relacionada conosco mesmo, com as pessoas ao redor e com a espiritualidade. Somos mais originais no sentido de estarmos mais próximo da essência. Proporciona satisfação no trabalho e nas tarefas rotineiras, ajudando com o sucesso profissional. A telepatia pode ser desenvolvida, pois trata-se da comunicação com o Universo.


Quando em desequilíbrio


Causa dores musculares, na nuca, problemas dentários, bruxismo, herpes. Pode-se ter dificuldade em comunicar: engole muitos sapos ou fala palavras que não deveriam ter saído, gera anemia, laringite, dor de garganta, gagueira, hiper/hipotireoidismo, dores de ouvido, ansiedade, vertigem, bursite, tendinite nos ombros, irritacao de pele em todo o corpo, afeta um pouco também o sistema respiratório, provocando tosse, asma, além de falta de originalidade e criatividade. Pode-se ter dores nos ombros e pescoço ocasionados pela comunicação de má qualidade com o Universo. Neste caso, saiba escutar também. Pode gerar também uma certa dificuldade em lidar com negatividades do meio, ocasionados por pensamentos negativos de fracasso na vida social, desespero, medo, insegurança, sensação de que ninguém o entende, timidez, tristeza, pode deixar de falar por medo de reprovação, submissão e sentimentos depressivos. Se a pessoa não sente que fez a escolha profissional correta, este chakra pode ser bloqueado, dando vazão ao orgulho e julgamentos.


Para equilibrá-lo


1. Reflita sobre a forma que tem se comunicado com os demais. Gostaria de falar algo a alguém que não tenha dito? Magoou alguém com sua fala? Sente-se incompreendido? Converse com esta pessoa de forma humilde, não se coloque por cima, tente entender o outro lado e acertem as coisas. Lembre-se: cada um tem sua velocidade na evolu