• cantinhoananda

“A expectativa é a raiz de toda mágoa” – William Shakespeare

“As coisas podem não ocorrer como programadas. Mas, depois, quando olhares para trás, verás que afinal, tudo andou bem na tua vida” – Poema 88 dos 125 selecionados por Mikao Usui, fundador do Reiki, para falar em suas reuniões. Estes poemas têm autoria do Imperador Meiji do Japão, com quem Mikao Usui tinha proximidade.


Selecionei este poema para fazer uma reflexão. Apesar de muito válido durante toda nossa existência, ele se ressalta agora nesta época de Pandemia do Corona Vírus.


Hoje em dia é muito comum conhecermos algum colega ou mesmo alguém bastante próximo a nós com sintomas de crise de ansiedade, crise de burnout, crise do pânico, dores de cabeça ocasionadas pelo excesso de obrigações ou informações, medos e receios dos mais variados tipos que geram algum tipo de tristeza. Tudo isto vem à tona devido à falta da vivência do momento presente, desconexão com a natureza e expectativas de um futuro as vezes bastante incerto.


O segundo princípio do Reiki “Só por hoje, não se preocupe” (veja mais sobre este princípio, aqui), acrescentado à famosa citação “Deus faz certo por linhas tortas”, nos remete à frase de Shakespeare e do Imperador Meiji onde enfatizam que as coisas podem não acontecer como desejávamos, frustrando expectativas, gerando mágoas. No entanto, ao olhar nossa vida passada, todos os acontecimentos, por mais ínfimos que tenham sido, nos moldaram para sermos quem somos hoje, proporcionando a experiência de vida necessária para aprendermos e evoluirmos. Se não tivéssemos o que aprender, não haveria motivo de nascermos. Todos temos desafios de vida, ninguém está imune a isto.


Devemos, portanto, sermos grata (o) a toda experiência que o Universo proporciona e que continuará proporcionando por meio destas provações, pois elas são necessárias para nos moldarmos. Como não sabemos quais são estes desafios futuros, fazer expectativas é bastante arriscado. Se ocupar com aquilo que está em nosso alcance é muito mais saudável do que nos pré-ocupar com coisas que podem nem acontecer. Está aí um exercício diário, um dos desafios que a vida proporciona a todos.


Então, ao olharmos para trás, percebemos que somos uma pessoa com mais bagagem de vida e mais sabedoria. Faça o teste. Este é o sentido único da vida: o aprendizado e a evolução.


As terapias complementares como o Reiki, Barra de Access, Florais de Bach, dentre outras, podem ajudar bastante com a questão das crises geradas por expectativas, preocupações e mágoas.


Para saber mais sobre a Terapia Floral, clique aqui.

Para saber mais sobre o Reiki, clique aqui.

Para saber mais sobre Barras de Access, clique aqui.


Espero que este texto tenha ajudado de alguma forma. Se gostou, compartilhe nas redes sociais ou deixe um comentário.


Gratidão.

Rafaela Cristina Gomes Segarra

Terapeuta Complementar

Whats. (11)94961.0123

cantinhoananda.com.br

Gostei. Quero agendar uma sessão.

52 visualizações
 

(11) 94961-0123

R. Itapeva, 202 - sala 62 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01333-000, Brazil

  • Facebook
  • Instagram