• cantinhoananda

Ansiedade: o mal do século.

Conforme o psiquiatra Augusto Cury, não é a depressão o mal do século e sim, a ansiedade. Os seres humanos estão com a mente agitada, principalmente os melhores profissionais dentro de uma empresa, que são rotineiramente cobrados por tarefas. Estes trabalhadores precisam administrar diariamente uma quantidade de informação muito grande em um lapso temporal que parece cada vez menor. Atualmente, uma criança de 7 anos de idade tem mais informações que um imperador romano no auge de Roma. Esteja no ambiente profissional ou doméstico, o indivíduo não consegue tirar as pendências ou problemas do pensamento. É muita informação para lidar, gerando assim a ansiedade.


Demanda de trabalho alta, excesso de informação das mais variadas fontes como a visual e a sonora, excesso de preocupação com o profissional, pessoal e atividade extras, aliado com o pouco tempo de relaxamento e cuidado com a saúde, faz com que o indivíduo desenvolva o que Augusto Cury denominou de SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado.


Para você, leitor, descobrir se tem a SPA, veja quantos destes sintomas abaixo se encaixa.


Sintomas

  1. Acordar cansado

  2. Dor de cabeça e musculares

  3. Irritabilidade

  4. Dificuldade em lidar com pessoas lentas

  5. Sofrimento por antecipação

  6. Déficit de memória

Muitos? Calma.


Augusto Cury descobriu algumas técnicas que podem ajudar com a SPA. Todas elas extremamente simples, palavra esta que parece termos abolido do dicionário. O que seria uma técnica simples?


Uma delas é “Contemplar o Belo”, ou seja, fazer das pequenas coisas um espetáculo aos olhos. A beleza está em tudo, em um canto de um pássaro que você escuta ao acordar, no formato das nuvens no céu, na diversidade cultural, nas obras de arte, nas cores, nos sons, na conversa entre crianças ou mesmo na de adultos. Tudo é belo e perfeito como é. Enxergue a essência de tudo ao redor.


Uma outra forma de desacelerar seus pensamentos está em “Não trair o Essencial”, não trair sua cama, seus finais de semana, o tempo com as pessoas que gosta e o tempo com você mesmo. Dedique-se um tempo para cuidar de você, do seu corpo, das suas emoções, da sua mente, do seu lado espiritual. Faça meditação, reiki, pratique exercícios físicos, dance, interaja com pessoas, converse e se permita escutar também. Dedique uma maior atenção para sua saúde e bem-estar.


Conforme o documentário da Netflix Heal – O Poder da Mente, 90% das doenças são ocasionadas por estresse, não somente o estresse emocional mais conhecido, mas também o estresse de bactérias, vírus e outros casos, enfraquecendo, assim, o sistema imunológico (saiba mais aqui). São doenças psicossomáticas que levam as pessoas a procurar um médico.


Desacelere-se para não desenvolver uma doença. A saúde deve estar no topo das prioridades em sua vida. Energize-se. Equilibre seu corpo físico, emocional, mental e espiritual. Saia do automático. Conseguirá ser mais produtivo e lidar com as informações que chegam se tiver consciência do que está fazendo. Se desejar saber como se energizar, posso te ajudar por meio da Terapia Complementar. Acesse o website do Cantinho Ananda ou me envie uma mensagem. Terei prazer em ajudar.


Espero que este texto tenha sido útil de alguma forma. Se gostou, compartilhe nas redes socias ou deixe um comentário.


Gratidão.

Rafaela Cristina Gomes Segarra

Terapeuta Complementar

Whats. (11)94961.0123

cantinhoananda.com.br


37 visualizações
 

(11) 94961-0123

R. Itapeva, 202 - sala 62 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01333-000, Brazil

  • Facebook
  • Instagram