- cantinhoananda
Depressão: a doença mais incapacitante do mundo
Este texto tem como objetivo falar de um transtorno comum em todo o mundo: a Depressão. É muito difícil estimar a quantidade de pessoas com este transtorno, pois muitas delas não procuram ajuda ou podem nem saber que a possuem. Sabe-se que atinge centenas de milhões de pessoas de todas as idades e sexo, sendo as mulheres mais vulneráveis devido às oscilações hormonais que estão submetidas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo.
O que é Depressão
Começo primeiramente com uma comparação: Qual a diferença entre depressão e tristeza? Todos temos na vida momentos alegres e tristes. Em um mesmo dia podemos estar alegres devido a um acontecimento e triste devido a outro. Esta mudança de sentimento é muito boa para nos levar ao caminho do meio, para aprendermos com a vida e desta forma sermos uma pessoa mais sábia e mais feliz. Já a depressão é uma tristeza profunda e bem mais duradoura, pode ser sentida também como uma desesperança, falta de vontade em viver. Pessoas com depressão podem não saber o motivo da tristeza. Pessoas com tristeza normalmente sabem o motivo.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e OMS, pode causar à pessoa afetada um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar. Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano - sendo essa a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos.
Causa da Depressão
A depressão é consequência de uma combinação de origens sociais, psicológicos e biológicos. Pessoas que enfrentaram momentos difíceis na vida como desemprego, luto, trauma psicológico são mais propensas a desenvolver.
De acordo com o médico Dráuzio Varella, outros possíveis gatilhos para a crise são:
· Acontecimentos traumáticos na infância
· Estresse físico e psicológico
· Algumas doenças sistêmicas (ex: hipotireoidismo)
· Consumo de drogas lícitas (ex: álcool) e ilícitas (ex: cocaína)
· Certos tipos de medicamentos (ex: anfetaminas)
Há ainda uma relação entre a depressão e a saúde física; doenças cardiovasculares, por exemplo, podem levar à depressão e vice e versa.
Sintomas da Depressão
A depressão não é um sinal de fraqueza. Os sintomas são variados e podem envolver:
· Fadiga ou perda de energia
· Mudanças no apetite
· Aumento ou redução do sono
· Ansiedade e inquietude
· Perda de concentração
· Baixa autoestima
· Alteração da libido
· Indecisão
· Sensação de que são inúteis
· Culpa ou desesperança
· Pensamentos de suicídio ou de causar danos a si mesmas
Dicas de Autoajuda
Antes de tudo, se tiver pensamentos suicidas ou trancafiar-se num quarto às escuras, sem fazer nada nem falar com ninguém, contate alguém imediatamente e peça ajuda. O diagnóstico precoce é o melhor caminho para colocar a vida nos eixos outra vez.
Se não for este o caso, as dicas abaixo podem ser bem úteis para se sentir mais alegre e ter mais prazer em viver. Elas foram retiradas de um relatório da OPAS e OMS.
· Converse sobre os seus sentimentos com uma pessoa de confiança. A maior parte das pessoas se sente melhor depois de conversar com alguém que se preocupa consigo
· Busque ajuda especializada. Um profissional de saúde ou médico local é um bom começo
· Continue a realizar as atividades das quais você gostava quando estava bem
· Preserve as suas relações pessoais; continue,em contato com sua família e amigos
· Faça exercício regularmente, mesmo que seja apenas uma caminhada curta
· Procure comer e dormir regularmente
· Aceite o fato de que você talvez tenha depressão e ajuste as suas expectativas
· Evite ou limite o consumo de álcool e abstenha-se de drogas ilícitas, pois podem piorar a depressão
Espero que este texto tenha alcançado seu objetivo quando começou a ler. Eu trabalho com Terapia Complementar como o Reiki e Barra de Access que dão suporte em casos de depressão. Informe-se a respeito e leia outros textos como este na minha página na aba “Blog”.
Muito grata pela leitura.
Rafaela Segarra
Terapeuta Complementar
Whats. (11) 94961.0123