• cantinhoananda

Depressão: a doença mais incapacitante do mundo

Este texto tem como objetivo falar de um transtorno comum em todo o mundo: a Depressão. É muito difícil estimar a quantidade de pessoas com este transtorno, pois muitas delas não procuram ajuda ou podem nem saber que a possuem. Sabe-se que atinge centenas de milhões de pessoas de todas as idades e sexo, sendo as mulheres mais vulneráveis devido às oscilações hormonais que estão submetidas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo.


O que é Depressão

Começo primeiramente com uma comparação: Qual a diferença entre depressão e tristeza? Todos temos na vida momentos alegres e tristes. Em um mesmo dia podemos estar alegres devido a um acontecimento e triste devido a outro. Esta mudança de sentimento é muito boa para nos levar ao caminho do meio, para aprendermos com a vida e desta forma sermos uma pessoa mais sábia e mais feliz. Já a depressão é uma tristeza profunda e bem mais duradoura, pode ser sentida também como uma desesperança, falta de vontade em viver. Pessoas com depressão podem não saber o motivo da tristeza. Pessoas com tristeza normalmente sabem o motivo.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e OMS, pode causar à pessoa afetada um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar. Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano - sendo essa a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos.


Causa da Depressão

A depressão é consequência de uma combinação de origens sociais, psicológicos e biológicos. Pessoas que enfrentaram momentos difíceis na vida como desemprego, luto, trauma psicológico são mais propensas a desenvolver.

De acordo com o médico Dráuzio Varella, outros possíveis gatilhos para a crise são:

· Acontecimentos traumáticos na infância

· Estresse físico e psicológico

· Algumas doenças sistêmicas (ex: hipotireoidismo)

· Consumo de drogas lícitas (ex: álcool) e ilícitas (ex: cocaína)

· Certos tipos de medicamentos (ex: anfetaminas)

Há ainda uma relação entre a depressão e a saúde física; doenças cardiovasculares, por exemplo, podem levar à depressão e vice e versa.


Sintomas da Depressão

A depressão não é um sinal de fraqueza. Os sintomas são variados e podem envolver:

· Fadiga ou perda de energia

· Mudanças no apetite

· Aumento ou redução do sono

· Ansiedade e inquietude

· Perda de concentração

· Baixa autoestima

· Alteração da libido

· Indecisão

· Sensação de que são inúteis

· Culpa ou desesperança

· Pensamentos de suicídio ou de causar danos a si mesmas


Dicas de Autoajuda

Antes de tudo, se tiver pensamentos suicidas ou trancafiar-se num quarto às escuras, sem fazer nada nem falar com ninguém, contate alguém imediatamente e peça ajuda. O diagnóstico precoce é o melhor caminho para colocar a vida nos eixos outra vez.

Se não for este o caso, as dicas abaixo podem ser bem úteis para se sentir mais alegre e ter mais prazer em viver. Elas foram retiradas de um relatório da OPAS e OMS.

· Converse sobre os seus sentimentos com uma pessoa de confiança. A maior parte das pessoas se sente melhor depois de conversar com alguém que se preocupa consigo

· Busque ajuda especializada. Um profissional de saúde ou médico local é um bom começo

· Continue a realizar as atividades das quais você gostava quando estava bem

· Preserve as suas relações pessoais; continue,em contato com sua família e amigos

· Faça exercício regularmente, mesmo que seja apenas uma caminhada curta

· Procure comer e dormir regularmente

· Aceite o fato de que você talvez tenha depressão e ajuste as suas expectativas

· Evite ou limite o consumo de álcool e abstenha-se de drogas ilícitas, pois podem piorar a depressão


Espero que este texto tenha alcançado seu objetivo quando começou a ler. Eu trabalho com Terapia Complementar como o Reiki e Barra de Access que dão suporte em casos de depressão. Informe-se a respeito e leia outros textos como este na minha página na aba “Blog”.


Muito grata pela leitura.

Rafaela Segarra

Terapeuta Complementar

www.cantinhoananda.com.br

Whats. (11) 94961.0123

26 visualizações
 

(11) 94961-0123

R. Itapeva, 202 - sala 62 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01333-000, Brazil

  • Facebook
  • Instagram