• cantinhoananda

Depressão: a doença mais incapacitante do mundo

Este texto tem como objetivo falar de um transtorno comum em todo o mundo: a Depressão. É muito difícil estimar a quantidade de pessoas com este transtorno, pois muitas delas não procuram ajuda ou podem nem saber que a possuem. Sabe-se que atinge centenas de milhões de pessoas de todas as idades e sexo, sendo as mulheres mais vulneráveis devido às oscilações hormonais que estão submetidas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo.


O que é Depressão

Começo primeiramente com uma comparação: Qual a diferença entre depressão e tristeza? Todos temos na vida momentos alegres e tristes. Em um mesmo dia podemos estar alegres devido a um acontecimento e triste devido a outro. Esta mudança de sentimento é muito boa para nos levar ao caminho do meio, para aprendermos com a vida e desta forma sermos uma pessoa mais sábia e mais feliz. Já a depressão é uma tristeza profunda e bem mais duradoura, pode ser sentida também como uma desesperança, falta de vontade em viver. Pessoas com depressão podem não saber o motivo da tristeza. Pessoas com tristeza normalmente sabem o motivo.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e OMS, pode causar à pessoa afetada um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar. Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano - sendo essa a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos.


Causa da Depressão

A depressão é consequência de uma combinação de origens sociais, psicológicos e biológicos. Pessoas que enfrentaram momentos difíceis na vida como desemprego, luto, trauma psicológico são mais propensas a desenvolver.

De acordo com o médico Dráuzio Varella, outros possíveis gatilhos para a crise são:

· Acontecimentos traumáticos na infância

· Estresse físico e psicológico

· Algumas doenças sistêmicas (ex: hipotireoidismo)

· Consumo de drogas lícitas (ex: álcool) e ilícitas (ex: cocaína)

· Certos tipos de medicamentos (ex: anfetaminas)

Há ainda uma relação entre a depressão e a saúde física; doenças cardiovasculares, por exemplo, podem levar à depressão e vice e versa.


Sintomas da Depressão

A depressão não é um sinal de fraqueza. Os sintomas são variados e podem envolver:

· Fadiga ou perda de energia

· Mudanças no apetite

· Aumento ou redução do sono

· Ansiedade e inquietude

· Perda de concentração

· Baixa autoestima

· Alteração da libido

· Indecisão

· Sensação de que são inúteis

· Culpa ou desesperança

· Pensamentos de suicídio ou de causar danos a si mesmas


Dicas de Autoajuda

Antes de tudo, se tiver pensamentos suicidas ou trancafiar-se num quarto às escuras, sem fazer nada nem falar com ninguém, contate alguém imediatamente e peça ajuda. O diagnóstico precoce é o melhor caminho para colocar a vida nos eixos outra vez.

Se não for este o caso, as dicas abaixo podem ser bem úteis para se sentir mais alegre e ter mais prazer em viver. Elas foram retiradas de um relatório da OPAS e OMS.

· Converse sobre os seus sentimentos com uma pessoa de confiança. A maior parte das pessoas se sente melhor depois de conversar com alguém que se preocupa consigo

· Busque ajuda especializada. Um profissional de saúde ou médico local é um bom começo

· Continue a realizar as atividades das quais você gostava quando estava bem

· Preserve as suas relações pessoais; continue,em contato com sua família e amigos

· Faça exercício regularmente, mesmo que seja apenas uma caminhada curta

· Procure comer e dormir regularmente

· Aceite o fato de que você talvez tenha depressão e ajuste as suas expectativas

· Evite ou limite o consumo de álcool e abstenha-se de drogas ilícitas, pois podem piorar a depressão


Espero que este texto tenha alcançado seu objetivo quando começou a ler. Eu trabalho com Terapia Complementar como o Reiki e Barra de Access que dão suporte em casos de depressão. Informe-se a respeito e leia outros textos como este na minha página na aba “Blog”.


Muito grata pela leitura.

Rafaela Segarra

Terapeuta Complementar

www.cantinhoananda.com.br

Whats. (11) 94961.0123

27 visualizações0 comentário
 

Formulário de Inscrição

(11) 94961-0123

R. Itapeva, 202 - sala 62 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01333-000, Brazil

  • Facebook
  • Instagram