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Meditação prática aplicada no ambiente de trabalho


Você já deve ter meditado muitas vezes em sua vida sem se dar conta disto. Por exemplo, já se viu em algum lugar sem pensar em nada (em frente ao mar, deitado em sua cama, em algum curso)? Já andou prestando atenção em cada passo que dava, em cada movimento que fazia? Já orou tão intensamente a tal ponto de levar um susto com o toque ou o barulho de alguma coisa ou alguém? Já prestou atenção em sua respiração? Há muitas ocasiões em que você pode ter meditado sem ter a consciência disto.

Muitas vezes esquecemos de respirar. A respiração correta ajuda a equilibrar o lado esquerdo e direito do cérebro, equilibra razão e intuição, duas qualidades importantíssimas em um ambiente de trabalho. Pode ser sua aliada na vida pessoal e profissional.

Primeiramente vou tirar alguns pré-conceitos e, então, ensinar uma técnica muito simples e altamente eficaz, que você pode fazer em qualquer ambiente, inclusive no trabalho.


Pré-conceitos quebrados


Você não precisa de uma música e nem um mantra. Um som suave e relaxante pode ajudar, mas não é necessário;Não tenha a expectativa de que vai sair do plano físico, levitar ou ir para o astral. Meditar é estar 100% consciente;Não espere que sua mente vá ficar vazia logo nas primeiras experiências. Isso acontece com a prática. Por enquanto, se concentre apenas em sua respiração, mesmo que sua mente teime em ir para outros lugares. Se isso ocorrer, volte sua atenção para a respiração novamente;Você não precisa sentar com as pernas cruzadas. Pode fazer na sua cadeira de trabalho mesmo;Você não precisa colocar as mãos em uma posição específica. Coloque-as onde se sentir mais à vontade.


Como meditar

Sente com a coluna ereta para melhor circulação da energia. Este é um exercício que traz sua consciência para o agora;Medite em algum lugar calmo para não correr o risco de ser interrompido. Se estiver no trabalho, pode ser em frente a sua mesa mesmo. Apenas tente ser discreto para não instigar curiosidades dos colegas próximos;De preferência feche os olhos, se não for possível devido a algum motivo, tente não ser distraído pelos objetos ou movimentações ao redor;


Se desejar, antes de começar a meditação, pode fazer alguma frase afirmativa como por exemplo:” Eu acredito que o meu dia será sereno e repleto de boas realizações”;Respire fundo 3 vezes, depois respire relaxadamente, com calma;Foque sua atenção no ar que entra e sai das narinas. Imagine entrando com o ar uma luz azul, que traz paz, imagine saindo tudo que estiver pesado dentro de você;Não se importe se sua mente se dispersar. Se isso ocorrer, volte a atenção para sua respiração. O objetivo aqui é você dominar seu mental. Com a prática, você se distrai cada vez menos;Faça isso durante todo o tempo disponível que tiver, nem que seja somente por 1 minuto;Termine a meditação com um agradecimento como por exemplo: “Agradeço tudo que aprendi e vou aprender no dia de hoje, agradeço por este momento”.


Quando praticar esta rápida e discreta meditação na vida profissional?


1. Ao chegar de manhã em sua sala de trabalho - sente e respire com atenção enquanto seu computador é ligado; 2. Antes de reuniões - se já sabe que será uma reunião estressante, por que não se preparar para ela com mais sabedoria? Com a razão equilibrada, seus argumentos e seu ponto de vista podem ser mais aproveitados; 3. Em momentos que bate aquela dor de cabeça rotineira - luz do computador, estresse no trabalho, muitas informações diárias, tudo isso propicia esta dorzinha. Se tiver algum ambiente calmo para ir, vá para lá e comece a meditação; se não tiver, faça sentado em sua cadeira mesmo. Acredite, esta técnica é melhor do que qualquer remédio; 4. Quando nada estiver funcionando - então, pare, respire e veja o resultado. Vai se surpreender.


Meditação com resultados permanentes


O que acontece após aproximadamente 3 horas que você ingeriu algum alimento? Provavelmente ficará novamente com fome, porém, antes destas 3 horas seu corpo ficou satisfeito, certo? Com a meditação o mesmo ocorre. Para ter resultados permanentes, pratique com frequência, pois o efeito pode perder depois de algum tempo. Já imaginou ter seu emocional, intuição e racional muito mais equilibrados do que tem hoje? Basta praticar esta rápida e prática meditação de forma rotineira, mesmo que seja por poucos minutos, O importante é praticá-la todos os dias. Faça um teste por alguns dias. Com o passar dos dias, perceberá a diferença em sua vida pessoal e profissional. Se sentirá mais equilibrado, com mais consciência de quem é na essência, se conhecerá melhor, ficará menos ansioso, mais paciente e com uma sensação de bem-estar surpreendente.

É rápido, fácil e de graça. Boa meditação!


*Para os que trabalham ao redor da Avenida Paulista em São Paulo, o Cantinho Ananda possui uma sala de meditação para um rápido relaxamento durante ou após o horário de trabalho.


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