• cantinhoananda

O que são chakras?

Atualizado: 2 de Jul de 2019

Explicarei o que é um chakra, qual sua importância e como nos afeta. Este texto será uma introdução para os textos seguintes que abordam detalhadamente cada um dos 7 chakras principais e sugere exemplos simples de como energizá-los em sua casa mesmo. Estes textos têm como objetivo complementar o trabalho das explicações sobre chakras que faço em meu consultório. Vamos lá!!!


Chakras são “rodas” em sânscrito, é o canal pelo qual trocamos energias com o meio. Funcionam como um filtro que seleciona o que da Energia Universal entra em nós, ou seja, transforma a Energia Universal que está em tudo e permeia tudo em energia vital que nos mantém vivos. Sem energia vital, não sobreviveríamos. Trabalham como um veículo, após captar a Energia Universal, distribuem para todo o corpo humano por meio do sistema nervoso, dos órgãos vitais e das glândulas endócrinas, nos trazendo vitalidade. Eles influenciam direta e energeticamente nossa saúde física, emocional, mental e espiritual.


São centros de força em forma de cones girando em sentido horário, quando saudáveis. Quando em desequilíbrio e/ou mal energizados, ficamos propícios a doenças físicas, emocionais, mentais e até espirituais. Como exemplo, pode-se citar desde um simples resfriado, até problemas mais graves como úlcera, tumores, ansiedade, depressão, tristeza, insônia, queda do sistema imunológico e vários outros. Por isso, é extremamente importante mantê-los equilibrados e energizados.


Sem os Chakras simplesmente não haveria a vida e nem a expressão de nossa consciência. Estão localizados em nossos corpos mais sutis e têm ligação com a coluna vertebral. Eles giram, nunca estão parados. A velocidade dos chakras está no número de pétalas, quanto mais pétalas, mais rápido giram. Podendo sofrer alterações conforme a evolução e saúde da pessoa.


A energia que entra pelos Chakras é conduzida para o corpo por meio de 3 canais chamados Sushuma, Ida e Pindala. Sushuma fica localizado no canal medular da coluna vertebral. Ida e Pindala saem da base da espinha dorsal e dão movimentação a esta energia quando ela já está dentro de nós, assim como uma figura do Caduceu de Mercúrio. A corrente etérica, ao chegar na coluna vertebral, é então conduzida para todo o corpo por meio dos nervos, assim como o sangue leva o oxigênio, os nervos levam a vitalidade ao corpo.


Na foto abaixo retirada do livro de C. W. Leadbeater entitulado Os Chakras – Os centros energéticos magnéticos vitais do ser humano mostra a relação dos chakras com os nervos.




Veja na foto abaixo, retirada do livro de Barbara Ann Brennan cujo título é Mãos de Luz qual sua forma, onde estão localizados no corpo e as cores que os energizam. Perceba que há chakras respectivos na frente e atrás do corpo, sendo o primeiro e o último singulares. Todos estão interligados. Portanto a alteração em um deles, influencia diretamente os demais. Vistos de lado os chakras assemelham-se a um funil, preso a uma haste, como se fosse uma flor.



As imagens ao lado mostram como funciona a rotaçao dos chakras. Se estiver vendo pelo celular e a imagem não estiver em movimento, basta clicar em cima para visualizar.


É possível notar que cada centro de força tem uma cor diferente, eles possuem características diferentes. Nas pessoas mais evoluídas espiritualmente, os Chakras superiores estão mais em evidência, o que não acontece com as pessoas ainda em estágios primários de evolução, onde os Chakras inferiores são os mais desenvolvidos.


Hoje em dia são diversas as formas de medir um chakra. A medicina quântica já consegue medir a força e usar técnicas para equilibrar e energizar até por meio de equipamentos eletrônicos. A terapia complementar também atua nesta área por meio do Reiki, Cromoterapia, Acupuntura, Radiestesia e Radiônica, pedras, aromas, meditação, etc. Após algumas sessões a pessoa já se sente bem melhor. Ela percebe a mudança positiva em sua saúde, vitalidade, emoções, pensamentos e consegue até se sentir mais intuitiva e perto de Deus, pois estas terapias aumentam a consciência à medida que centram mais a pessoa em sua essência. Somente experienciando para saber a sensação.


Quando o chakra gira em sentido horário, ele está captando energia, ou seja, a pessoa está se energizando com a energia ao redor, a Energia do Universo. Se estiver em um local ruim energeticamente, também irá captar esta energia má qualificada. Por isso, é importante escolhermos lugares bons para frequentar. Quando em equilíbrio, a energia flui livremente, nos sentimos saudáveis, alegres, com disposição física e em harmonia com o Universo. Nos sentimos sendo parte dEle.


Quando o chakra está rodando em sentido anti-horário está perdendo, jogando fora a energia vital que nutre o indivíduo e essencial para sua sobrevivência. Quando desequilibrados, ficamos mais propensos a adquirir alguma energia nociva que pode ser posteriormente manifestada em forma de dor ou doença física, emocional, psíquica ou espiritual, como comentado acima.


Energizar estes centros energéticos é tão importante quanto ter uma boa alimentação. Dedique um tempinho por semana para cuidar da sua qualidade de vida e bem-estar. Seus dias podem ser bem mais produtivos e mais alegres. A mudança em seus hábitos, emoções e pensamentos será percebida rapidamente.


Não deixe de ler os textos seguintes sobre cada um dos 7 chakras principais. Você aprenderá exemplos de como equilibrá-los e energizá-los na sua casa mesmo, além de obter uma melhor compreensão deste assunto. Desta forma, você mesma(o) pode proporcionar uma melhor qualidade de vida e bem-estar a si. Boa leitura!


Espero que este texto tenha te ajudado de alguma forma. Se gostou, compartilhe nas redes sociais ou deixe um comentário.


Se gostou, compartilhe nas redes sociais ou deixe um comentário.


Gratidão.

Rafaela Cristina Gomes Segarra

Terapeuta Complementar

Para agendar sessão: Whats. (11)94961.0123

39 visualizações
 

Formulário de Inscrição

(11) 94961-0123

R. Itapeva, 202 - sala 62 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01333-000, Brazil

  • Facebook
  • Instagram