• cantinhoananda

Só por hoje, seja grato a Deus e a todos...

Atualizado: Jan 13

Este é o terceiro princípio do Reiki.


Fala sobre gratidão, palavra cada vez mais ouvida nas conversas entre amigos e nos meios digitais. Mas, e na vida prática, a gratidão é realmente sentida? Você com certeza tem gratidão por muitas pessoas e acontecimentos em sua vida, mas consegue realmente perceber isto nos seus detalhes?


É mais “comum” você agradecer ao seu alimento, à sua saúde, à sua família, ao seu trabalho, a uma viagem. Porém, se você aguçar seu olhar, perceberá que a gratidão vai muito além disto. São nas coisas pequenas ou muitas vezes despercebidas, que tudo é moldado para a vida fluir. Por exemplo, você agradece por suas mãos e pernas que te ajudam a concretizar muitas coisas? Agradece sua cama por permitir que reponha sua energia durante uma noite de sono? Agradece ao Sol que dá vida a você e muitos outros seres? Agradece ao canto de algum pássaro que de alguma forma fez entrar paz dentro de você? Agradece ao seu meio de transporte por te levar de um lugar ao outro? Agradece pelo dinheiro que te permite pagar suas contas, incluindo todos os tributos? Agradece pelo sorriso de alguém que, mesmo inconscientemente, te enviou boas energias? Agradece àquelas horas extras no trabalho (algumas pessoas gostariam de ter este trabalho)?


Muitos filósofos falam sobre este sentimento de gratidão. Esopo, escritor da Grécia Antiga, nascido em 620 a.C., disse “A gratidão é uma virtude das almas nobres”. Sêneca, filósofo estoico romano, nascido em 65 d.C., disse que “Quem acolhe um benefício com gratidão, paga a primeira prestação de sua dívida”. Flaubert, escritor francês, nascido em 1821, “Aos incapazes de gratidão nunca faltam pretextos para não a ter”.


Esta capacidade pode ser treinada. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Indiana, nos EUA, chegou-se à conclusão de que o sentimento de gratidão pode causar positivas mudanças no cérebro. Conforme a Revista Galileu, “A pesquisa compara esse treinamento a como exercitar um músculo: quanto mais você pratica a gratidão, mais propenso estará a senti-la espontaneamente no futuro. Isso ajuda a diminuir a depressão e passar mais tempo com aquele calorzinho bom de se sentir feliz com a ajuda de alguém”. Veja mais sobre esta pesquisa aqui (https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/01/expressar-gratidao-pode-mudar-seu-cerebro.html).


Osho, guru indiano, nascido em 1931 falava que “Quando você percebe que tudo é como deve ser, surge uma profunda gratidão”. Tudo está seguindo a ordem da Lei, do Dharma, do seu destino, ideia também expressa no famoso chavão “Deus faz certo por linhas tortas”. Olhe mais atentamente para os detalhes ao seu redor. A junção de todas as imperfeições em sua vida faz ela se tornar perfeita, pois é exatamente a superação destes desafios que você precisa para evoluir. E, seja grato por todas as experiências vividas e que viverá, pois elas foram e serão necessárias para você se moldar e ser quem é hoje.


Temos tanto a agradecer. Como sugestão, toda noite antes de dormir, pense em algumas coisas, pessoas ou acontecimentos do seu dia, escreva-os em um caderno (ou compre este diário em branco https://reikiuniversal.com.br/produto/o-livro-da-gratidao-do-reiki/) para agradecer ao Universo por toda esta experiência vivida. Não esqueça dos detalhes e das coisas pequenas. Desta forma, você exercitará seu cérebro com este sentimento nobre e será cada vez mais realmente grato e feliz por existir.


Medite sobre este terceiro princípio do Reiki.


Veja os princípios anteriores:

Princípio 1 – Só por hoje, não se irrite...

Princípio 2 – Só por hoje, não se preocupe...


Espero ter contribuído com mais conhecimento sobre a terapia Reiki. Se gostou, peço por gentileza que compartilhe.


Grata,

Rafaela Cristina Gomes Segarra

Terapeuta Complementar

(11) 94961.0123

www.cantinhoananda.com.br

0 visualização

(11) 94961-0123

R. Itapeva, 202 - sala 62 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01333-000, Brazil