• cantinhoananda

Sofrimento

Atualizado: Mar 11

Esta semana li a seguinte frase de Eckhart Tolle.

“Todo sofrimento tem dois propósitos divinos: a evolução da Consciência e a destruição do Ego.”

Muitas pessoas chegam ao Cantinho Ananda com algum sofrimento bem intenso. Não saberia dizer qual é a intensidade dele, pois não é possível mensurar isto. Tenho também meus sofrimentos e, com base nisto, aprendi uma coisa: apesar de ruim, eles nos ajudam.


Este texto trata de maneira bem simples esta questão: o sofrimento, inevitável a todos.


Costumo dizer que o sofrimento é o distanciamento do nosso caminho do meio, do destino de nossa vida, do nosso Dharma. Veja a figura abaixo: o Dharma é a linha reta, Karma é a linha ondulada vermelha. De um lado da reta está o negativo; do outro, o positivo. Quanto mais nos distanciamos do caminho da reta, maior é o sofrimento.

O sofrimento vem exatamente para nos levar de volta ao nosso destino. Infelizmente, como somos ainda seres muito imperfeitos, o caminho da volta muitas vezes vem com tristeza, tormento, martírio, agonia, que acarretam a destruição do ego. Felizmente, esta destruição, por mais sofrida que possa ser, nos ensina, nos torna uma pessoa melhor, com menos véus, nos ajuda a enxergar melhor a realidade. Neste momento do caminho da volta ao Dharma estamos evoluindo nossa consciência.


Ou seja, o sofrimento traz a destruição do ego e a evolução da consciência ao mesmo tempo, como fala Eckhart Tolle. E toda experiência adquirida no trajeto de nossas vidas gera uma bagagem que nos molda, nos tornando quem somos hoje. Você é hoje a somatória de todas suas experiências de vida.


Do sofrimento emergiram os espíritos mais fortes. As personalidades mais sólidas estão marcadas com cicatrizes. -Kalil Gibran

Portanto, no sofrimento (isto é inevitável, pois a evolução acontece de qualquer forma), se questione “O que este sofrimento tem a me ensinar?”. Quanto mais rápido aprendermos, mais perto estaremos da reta azul do meio. E, principalmente, sejamos gratos por todo o ensinamento que a vida nos proporciona. Todos estamos aqui para aprender, para destruir o ego, evoluir na consciência e, assim, sermos moldados em uma pessoa melhor.


Espero que este texto tenha ajudado de alguma forma. Se gostou, compartilhe nas redes socias ou deixe um comentário.


Gratidão.


Rafaela Cristina Gomes Segarra

Terapeuta Complementar

Whats. (11)94961.0123

cantinhoananda.com.br

Gostei. Quero agendar uma sessão.

24 visualizações
 

(11) 94961-0123

R. Itapeva, 202 - sala 62 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01333-000, Brazil

  • Facebook
  • Instagram